terça-feira, 20 de julho de 2010

O pré-natal * primeira consulta!

Não sabia o que me aguardava no pré-natal,mas enfim,fui marcar a consulta,a primeira na verdade foi com uma médica particular,mas não continuei,troquei,pois farei tudo pelo sus.Minha GO, É a Dra.Lais,muito querida,uma paciência que só ela tem.A primeira consulta demorou,e iria demorar mais ,mas já tinha alguns feito alguns exames,como o do colo do útero,e alguns de sangue já havia feito.Conversamos bastante,ela perguntou tuuudo,a única coisa chata de todas as consultas do pré-natal acho que é o exame de toque,mas é necessário.Ganhei minha carteirinha,cheia de anotações,pressão ótima,peso nada bom(rsrsrsrs!!!).Ela me solicitou um montão de exames,tudo denovo,de sangue,de urina,doenças,e lá fui eu com um jornal.Confesso que não gosto de ir ao médico!Mas é bom! Em seguida tive os resultados(alguns dias depois) e est´tudo bem,a parte boa mesmo é a ecografia ,mas isso é em outro momentos,aliás em momentos específicos! 


Exames solicitados na primeira consulta:

  • avaliação das mamas,e exame ginecológico
  • Tipo sanguíneo (se não tiver no prontuário)
  • Hemograma
  • Glicemia de jejum
  • Exame analítico da urina (EAS)
  • VDRL
  • Sorologia para rubéola: IgG e IgM (se não tiver exame anterior evidenciando imunidade)
  • Sorologia para Citomegalovírus : IgG e IgM (se não tiver exame anterior evidenciando imunidade)
  • Sorologia para Toxoplasmose: IgG e IgM (se não tiver exame anterior evidenciando imunidade)
  • Sorologia anti-HIV (prévio consentimento da paciente)
  • Ecografia transvaginal (se idade gestacional < 12 semanas) ou ecografia gestacional, quando ultrapassada essa idade.
  • Colpocitologia oncótica (se não fez no último ano).

"O pré-natal é de extrema importância, pois permite que a gestação seja conduzida da forma mais saudável possível. Além disso, as possíveis alterações são detectadas e tratadas precocemente, o que reduz bastante a chance de resultados desfavoráveis, protegendo a saúde da mãe e do bebê. "(boasaude.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário